terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ah! Se soubessem...


Não posso negar, muitas vezes já pensei em ser outra mas tenho que admitir nunca consegui ser nada além de mim mesma. Mistura de amor e ternura, lagrimas e sofrimentos. Tantas e tantas vezes me perguntei o que seria a coisa certa a fazer, sempre fazendo planos e tentando corrigir erros que talvez se não tivesse cometido não teria me tornado o que sou. Sabe quando você tenta ser exatamente perfeita pra uma pessoa? Quando você sabe o que ela pensa, gosta, faz, o que vai faze-la rir ou chorar, o que vai deixa-la feliz ou triste, me cansei de ser o tipo de pessoa que esquece o que é viver a própria vida e passa a vive-la para outro alguém. Me digam, alguma vez isso já funcionou? Porque se funcionou sinceramente não devo saber o real sentido de amar. Estava lendo o livro 'A arte de amar' do psicanalista Erich Fromm e me deparei numa parte onde ele faz a distinção entre o amor infantil e o amor adulto. Ele posiciona dessa maneira: "O amor infantil segue o princípio de que 'amo porque sou amado' e "O amor amadurecido segue o princípio de que 'sou amado porque amo'. Se pensarmos bem, poucos são os privilegiados do "Amor Adulto", as pessoas esqueceram que a relação de amor não é de troca e sim de doação. Não se ama alguém só porque o outro te da flores, ou paga suas contas, ama-se pelo cheiro, o mistério no olhar, as sensações sentidas. Quando você ama em todos os sentidos e formas e falo da forma de amor sincera, você se torna uma pessoa mais bonita não para os outros mas para si próprio e assim é tão mais fácil de seguir feliz. Se todas as pessoas soubessem como amar. Ah se soubessem! Eu já não estaria aqui desabafando por amar alguém egoísta, alguém que esperava tanta coisa que eu não entendia, coisas fúteis que fizeram cada pedaço daquilo que se chamava de amor eterno despedaçar. Estaria quem sabe com um dos privilegiados, nessa tarde de calor extremo vendo o sol se por numa praia calma e assim estaria feliz só por saber que apesar de amor e ódio andarem juntos, o amor com todas as suas magias desconhecidas prevaleceu em dois corações que só buscam uma coisa: A felicidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário